terça-feira, 7 de setembro de 2010

Favoritos XXXV : Manuel Ribeiro de Pavia



Está hoje praticamente esquecido. E parece que não teve uma vida afortunada. No entanto, encheu de beleza, claridade e sensual alegria livros e capas de livros que foram de Eugénio de Andrade a Manuel da Fonseca, de Eduardo Teófilo a José Gomes Ferreira, e tantos outros. Manuel Ribeiro de Pavia que nasceu no Alentejo em 1907, veio a falecer, desamparado, num quarto de pensão que lhe servia de atelier, no dia em que completava, exactamente, 50 anos. A 19 de Março de 1957, na Rua Bernardim Ribeiro, em Lisboa.
Eugénio de Andrade, que o conhecia bem, em Os Afluentes do Silêncio, fala dele:
"Esta morte, assim sem mais nem menos, que um amigo me comunica, entala-se-me na garganta. «Morreu o Manuel Ribeiro de Pavia. Levou-o uma pneumonia que o foi encontrar depauperado por uma vida quase de miséria. Passava fome! Tinha uma única camisa! Não pagava o quarto há imenso tempo! E nós a falarmos-lhe de poesia...» Assim é: passava realmente fome. Todos nós o sabíamos. E ele a falar-nos de pintura, de poesia, da dignificação da vida. É justamente nisto que residia a sua grandeza. Não falava da sua fome - de que, feitas bem as contas, veio a morrer. A fome não consta de nenhum epitáfio. ..."

7 comentários:

  1. Bonita Homenagem. Enquanto for lembrado, não morreu!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso das camponesas do Pavia. Muito bem lembrado.

    ResponderEliminar
  3. Bela homenagem, sem dúvida, e o desenho é lindo...

    ResponderEliminar
  4. Tenho algo de parecido,mas não de "lindeza tamanha", do Augusto Gomes.

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me dele desde a minha infância. Era um grande ilustrador e a lápis retratou com muita arte o seu Alentejo. para mim ele desenhou a cabeça de alentejana que , na sua simplicidade é uma maravilha.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considero-o um grande desenhador. E é pena que não seja mais lembrado, como merecia.

      Eliminar