domingo, 5 de setembro de 2010

Filatelia II : Cartas





As cartas circuladas, antes da criação do selo postal (Inglaterra, 1840), são chamadas "pré-filatélicas". Tinham, normalmente, o carimbo da terra de origem, o do local do destinatário e o preço do porte pago ou a pagar, na cobertura ou rectaguarda da missiva.
A partir do primeiro selo português (1853), a taxa postal era 25 réis, no território continental português, para as cartas mais usuais e de peso normal. Inicialmente, não eram usados envelopes: as duas folhas da carta eram dobradas, habilidosamente, e fechadas a lacre ou pela colagem do selo utilizado.
A carta que se apresenta, data de Almeirim, a 21 de Junho de 1864, foi enviada dos correios de Santarém (carimbo numérico 136, identificativo) provavelmente pelo caseiro ou feitor (Francisco Alves de Carvalho) da Duquesa de Lafões (Maria Carlota de Bragança), a quem é dirigida.
A carta tem a particularidade de fornecer a indicação do preço, na altura, de alguns produtos agrícolas: azeite, trigo, cevada...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Palácio do Grilo em cujas cocheiras fica o restaurante A Casa do Bacalhau. Quando lá fui não era nada mau; não sei como estará.

    ResponderEliminar