sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Calçada do Gigante



As varandas até nem foram esquecidas na conversa, mas não eram o mais importante. Por vezes, e sem sabermos como, algumas palavras crescem e ganham a eternidade que a vida de cada homem, no tempo e na sua multiplicidade, lhes pode dar. Podem nascer na cristalina pureza da infância, ou da autenticidade de um encontro que tanto pode ser de amor, ou de amizade - quando autêntico e recíproco. Mas também podem nascer no ódio. Ou da revolta surda. Ou de uma procura incessante de sabermos quem somos e porque somos assim. Ou até de tentarmos perceber, na velhice, as nossas raízes ou razões fundamentais. Raspando a pátine, a ferrugem, o lixo e o acessório - o que se foi acumulando por equívocos, tolerância lassa e distracção. Para ficarmos nus, perante a vida. Ou para que o auto-retrato seja genuíno diante da morte.
Num largo simpático e escondido de Lisboa, dois amigos perguntam-se, sucessivamente:
- Como nasce a prosa?
- Como se cria uma lenda?
- Como é que rompe um poema?
O meu Amigo, que veio da Irlanda, contou-me sucintamente a lenda da "Giant's Caseway", ou "Calçada do Gigante". Que terá cerca de 40.000 colunas hexagonais de basalto, de origem vulcânica, e a provecta idade de 60 milhões de anos. Eu conhecia-a apenas de fotografia, mas nunca a vi ao natural. A lenda que transmitiram ao meu Amigo, era que um gigante irlandês para ir ter com a sua amada mulher-gigante escocesa foi construindo uma ponte de pedra para atravessar o canal, e se encontrar com ela, sempre que quisesse.
Mas depois de pesquisar bem o assunto, verifiquei que a história é bem mais complexa e interessante. E afinal tem 2 gigantes intervenientes, figuras principais. O gigante irlandês, de nome Finn Mccool, e um gigante escocês, Fingal, que insulta e desafia constantemente o primeiro. Constroem então um caminho de pedras através do mar, para lutarem...
A história continua, mas não quero prolongar mais o poste, nem esgotar as palavras...

2 comentários:

  1. Não conhecia esta lenda, nem sabia da existência do local. Um dia, quando (e se) voltar à Irlanda...

    ResponderEliminar
  2. Não fora o Youtube, esta manhã,estar praticamente inoperacional, teria postado o outro lado (Escócia) da "Calçada...", que é a gruta de Staffa e Fingal. Vou tentar, logo à noite, MR.

    ResponderEliminar