quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Leituras Antigas XVII : banda desenhada brasileira



Eram inúmeras as revista brasileiras de banda desenhada que, nos anos 50 do séc. passado, apareciam à venda em Portugal. Uma das primeiras terá sido o "Capitão Marvel" (uma das minhas preferidas) de que, não tendo nenhuma, li muitas de amigas mais velhas. Os temas abordados pela BD eram muito diversos: Faroeste, ficção científica, condensação e resumo de romances célebres, História, Tarzan & companhia...
A importação destas revistas era tão intensa, e possivelmente tão importante para as editoras brasileiras, que o preço vinha, muitas vezes, impresso na capa nas duas moedas: cruzeiros e escudos. Como é o caso deste "Cisco Kid", nº 7 - Ano II (1955), que se mostra na imagem. Fora editado pela "Orbis Publicações", do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Tenho algumas destas, e outras também vindas do Brasil, sendo que alguns exemplares têm aposto um carimbo, encarnado se a memória não falha, com o dizer "Livraria Bertrand"- seria o importador? Achei graça lembrar o "Capitão Marvel", da Fawcett Comics,porque ainda há pouco tempo li sobre o famoso julgamento que opôs a Fawcett à National/DC Comics, donos do "Superman",por entenderem estes que houve plágio do Superman/Super-Homem na criação do Capitão Marvel. O caso foi decidido a favor do Superman, tendo o Capitão Marvel desaparecido de circulação por uns anos. Hoje, pertencem as duas famosas personagens à mesma DC.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia dessa guerra à volta do "Capitão Marvel". Obrigado pela achega, Luís Barata. Eu era também fã indefectível da restante "Família Marvel",com os jovens (rapaz e rapariga).

    ResponderEliminar