sábado, 11 de setembro de 2010

Leves e breves considerações, por entre uma noite mansa


A amizade tem alíneas. Pode ter uma base ética, uma afinidade lúdica, por princípio, uma componente afectuosa, uma raíz aventureira, uma razão comercial - como estrutura ou cimento de alicerce. Até pode ter um fundamento interesseiro, que um dos amigos desconhece.
Há dias, com um Amigo - da alínea ética -, abordamos Fernando Pessoa. Eu defendia que a educação vitoriana e inglesa, do autor de Mensagem, na África do Sul, fora fundamental para a Obra que ele viria a fazer. O meu Amigo não concordava. Para ele, Fernando Pessoa seria sempre o que foi, mesmo que tivesse crescido e ficado, sempre, em Portugal.
Há diferendos, até mesmo na Amizade, que não têm solução à vista...

3 comentários:

  1. Não sei, mas não teria escrito o que está compilado como English poems. E muito provavelmente também não teria sido, profissionalmente, «correspondente em línguas estrangeiras», logo O livro do desassossego não nos desassossegava agora.

    ResponderEliminar
  2. Adoro o Costa Pinheiro, mas não me lembro deste quadro dele dos Pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Eu também estou seguro da minha razão, mas há sempre direito ao contraditório, sobretudo quando vem de amigos...

    ResponderEliminar