sábado, 31 de julho de 2010

Quem quer viver para sempre?

Quem quererá viver para sempre? A sabedoria antiga, pelo testemunho de Homero, diz-nos que Ulisses declinou essa possibilidade, que lhe foi oferecida. Cuidados paliativos?, vida artificial?, se formos meros vegetais sem viço? - não, obrigado! Como dizia Pessoa, somos apenas "cadáveres adiados que procriam", é útil lembrá-lo. Não embarcar com os políticos que dizem que temos melhor qualidade de vida, por durarmos mais tempo. São falácias onde entram cadeiras de rodas e camas articuladas, onde um ser humano já só tem o silêncio por companhia. Há que viver o minuto seguinte e o dia de amanhã com toda a intensidade de que formos capazes. O resto é usura estúpida, poupança inútil, pensamento fraco. O resto, em resumo, é silêncio.

4 comentários:

  1. Às vezes fica-se trancado num corpo que falha, mas não completamente, um corpo que nos imobiliza entre dois mundos. Vive-se no fio da navalha, é-se comandado pelo instinto. E há quem tenha um instinto de vida tramado... Em qualquer caso, também não tenho dúvida que há que retirar o máximo de cada minuto.

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro c.a.: tenho 2 casos patéticos (mais de 90 anos)que me perturbam um pouco. A minha Mãe caíu redonda aos 79, incompletos. Só espero que me aconteça o mesmo - sem ironia.

    ResponderEliminar