terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tabacaria


Que o título não engane ninguém, porque eu não vou falar de Fernando Pessoa...
É um dos destaques da Revista (Municipal) de Lisboa, no seu número 12, de Janeiro último, esta mais do que centenária Tabacaria Mónaco, no Rossio, inaugurada por volta de 1870. E decorada com gosto artístico: António Ramalho, Rafael Bordalo Pinheiro... Até aqui há dez anos atrás, eu era mais da Tabacaria Adamastor, onde pontificava o sr. Tomé, e eu ia comprar o TLS. E que desembocava para a Rua do Carmo. Mas fechou.
A Mónaco parece enorme, no seu comprimento desmesurado, mas estreitíssima. Para lá se transferiu o sr. Tomé, alentejano puríssimo, que me acolhe sempre com um sorriso, quando entro. Como dizia Régio, é de uma "lindeza tamanha", esta Tabacaria. Dá gosto lá ir.

5 comentários:

  1. Nunca lá fui...A ver se passo por lá, na próxima ida a Lisboa.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perca, porque vale a pena. E até pode comprar, lá, jornais em neerlandês..:-)
      Boa noite!

      Eliminar
  2. Vi-a pela primeira vez ontem na RTP1! E parece que vai ser património classificado! Ainda bem!
    É um local que também espero visitar numa próxima ida à capital...
    Tenha uma boa noite, APS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade: está ser concluído o processo de classificação a Património Material da Cidade - aliás, merecidamente. Mas há problemas de manutenção e restauro (tecto, sobretudo), necessários, que a classificação poderá incrementar.
      Votos, também, de uma boa noite!

      Eliminar
  3. Passa desapercebida no Rossio. Tem uns azulejos lindos.
    Tb me disseram que tinha passado um programa na tv, há dias.
    Bom dia a todos!

    ResponderEliminar