terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bibliofilia 116


Não tendo, embora, o prestígio da "Bibliothèque de la Pléiade", da Gallimard, criada por Jacques Schiffrin, em 1931, esta colecção "Poètes d'aujourd'hui", da Seghers, ocupa um lugar - até pela sua maior difusão - importante na divulgação da Poesia, em França e não só.
Iniciada nos anos 50 do século passado, a série abriu com Eluard, sendo o número 2 dedicado a Aragon. Ao nosso Pessoa coube o número 73 da colecção. Cada livro traz um (ou mais) estudo introdutório, uma selecção da obra dos poetas, bem como uma bibliografia.
Grande parte dos livros, que possuo, custaram-me, usados, entre 2 e 4 euros. Que, ainda hoje, considero muito bem empregues.

3 comentários:

  1. Esta col. teve, como diz, enorme importância na divulgação da poesia.
    O meu primeiro Paul Éluard é desta col. Os meus foram comprados novos, na Sá da Costa, há muitos anos, mais carotes.
    Talvez gemine, um dia destes. :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que a primeira tradução de poemas de Pessoa, em francês, saiu nesta col., pela mão de Armand Guibert. Ma este não tenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns dos meus, usados, têm a etiqueta da Sá da Costa..:-)
      Também não tenho o volume de Pessoa.
      Força com a geminação!

      Eliminar