sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dos policiais


O livro (Journal d'un lecteur) de que, aqui, falei ontem, tem vários oragos ou patrocínios. As primeiras 120 páginas desenvolvem-se a partir de uma obra de Bioy Casares. Seguem-se Kipling, Chateaubriand, Conan Doyle (The Sign of Four), como estímulos... Nas páginas dedicadas a este último, Sherlock Holmes serve de pretexto a Alberto Manguel para tecer várias considerações interessantes sobre os romances policiais e seus autores, bem como dos requisitos essenciais que deveriam presidir a estas obras.
O escritor argentino chega mesmo a incluir uma lista dos seus 20 romances policiais preferidos. Da lista vou referir, para além de Conan Doyle, aqueles autores que eu conheço, ou já li:
- Nicholas Blake : The Beast must die.
- Ruth Rendell : A judgement in stone.
- Agatha Christie : The murder of Roger Ackroyd.
- Margaret Millar : How like an angel.
- Dorothy L. Sayers : Gaudy Night.
- Ellery Queen : The tragedy of X.
- Anthony Berkeley : Trial and error.
- Georges Simenon : Les fiançailles de M. Hire.
- Patrick Quentin : My son the murderer.
- Chester Himes : Cotton comes to Harlem.
Estranhei que Alberto Manguel não tivesse incluído nenhum romance policial de Earl Stanley Gardner. E lamento a exclusão liminar de S. S. van Dine. Para mim, um dos grandes autores de livros policiais.

4 comentários:

  1. Gosto de policiais e tenho de ler os desta lista - destes só conheço a Agatha Christie (incluindo o The murder of Roger Ackroyd). Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo-lhe o S. S. van Dine. Por exemplo, "A morte da Canária" (nº 20 da Colecção Vampiro) ou "Os crimes do Bispo" (nº 6, da mesma colecção).
      Bom resto de domingo!

      Eliminar
  2. Tb gosto de policiais e este Journal d'un lecteur deve ser giro. Desconheço Bioy Casares e vou informar-me. :)
    Quanto à lista de policiais, há aqui uns livros que acho que nunca li: n.ºs 1, 4, 7, 9 e 10. Mas talvez se vir os títulos em português... E se não os li, vou tentar lê-los.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é interessantíssimo.
      Não aprecio todos os autores que Manguel refere, mas estou com ele sobre Dorothy L. Sayers, Berkeley e Ellery Queen. Sobre Agatha e Simenon, nem seria preciso dizê-lo..:-)
      Uma boa noite de domingo!

      Eliminar