domingo, 8 de fevereiro de 2015

Apontamento 62: A inversão da pirâmide


Ao que parece, e por testemunhos vivos, pouco se fala, actualmente, de Portugal na Alemanha, no meio da tempestade grega.

Pudera ! Nunca a chancelaria alemã sonhou ter, e de graça, uns Limas e Coelhos como porta-vozes tão solícitos, obedientes e explícitos na defesa do mundo financeiro.

De facto, nos contos de fadas jogam-se, para a instrução de almas cândidas, os conceitos do Bem e do Mal.

Senão, vejamos, [pedindo paciência para o gráfico legendado em Alemão]:

Wohin flossen die Griechenland-Milliarden?
Die Grafik zeigt, wofür die griechische Regierung die Gelder des rund 230 Milliarden Euro schweren Hilfspakets verwendet hat.
1 - 81,3 Mrd. Euro
Ablösung von Altschulden
2 - 48,2 Mrd. Euro
Bankenrestrukturierung
3 - 40,6 Mrd. Euro
Zinszahlungen
4 - 34,6 Mrd. Euro
Schuldenschnitt 2012
5 - 11,3 Mrd. Euro
Rückkauf von Schulden
6 - 9,1 Mrd. Euro
Rückzahlungen an den IWF
7 - 2,3 Mrd. Euro
Einzahlungen in den ESM
8 - 27,0 Mrd. Euro
Ausgaben Staatstätigkeit


O Jornalista do DIE ZEIT, no seu artigo publicado a 6.2.2015, responde à pergunta sobre os descaminhos dos biliões da Grécia, que encima o gráfico, com um subtítulo elucidativo: “apenas uma ínfima parte chegou aos cidadãos gregos”. Com efeito, e de forma sumária, as posições 1 – 7 do gráfico correspondem a dívidas e pagamentos das mesmas, reservando para as despesas correntes do estado a posição 8.


Cabe, pois, à Europa, com o sinal grego, mudar a tendência desta pirâmide invertida e, como nos “contos para crianças”, enfrentar o “lobo mau” que, vestindo a pele da avozinha, disfarça a sua real intenção. No final, ficamos a saber quem queria comer as criancinhas e, com a Humanidade das forças do Bem, elas salvaram-se e deixaram um sinal de esperança.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Ouvi há uns dias alguém dizer que só 11% do dinheiro emprestado é que beneficiou a Grécia; o resto foi para recapitalizar os bancos e pagar os juros desse empréstimo. E os maiores beneficiados? Os países do norte da Europa. :(((((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Mas a contra-informação está bem organizada, lá como cá !

      Eliminar