terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pintura : alguns apeadeiros do percurso e do gosto


Dei tarde por Turner, talvez só em 1973, quando fui à Tate, pela primeira vez. A princípio, e como era (e é) natural em extrema juventude, o meu deslumbre foi com Botticelli. Mas, quase em simultâneo, Fra Angelico e Van Gogh. Leonardo e Dürer eram amores antigos. De Botticelli, e na sequência coerente e temporal, passei para os Pré-rafaelitas, que hoje não aprecio excessivamente. Domesticamente, Nuno Gonçalves, Pousão e Pomar. Pedro Chorão, por afectuosa amizade, e não só, que ele é quase da minha colheita...
De Dali passei a Picasso, onde parei até hoje, e que prefiro ao primeiro. Em contraponto, Soutine, pelo pesadume dramático, e Dufy, pela aérea elegância, como antídoto eficaz. Dos mais recentes, Magritte, Matisse, Chirico e Turner, com crescente fidelidade. Bem como David Hockney.

Nota: o quadro, em imagem, pintado por William Parrott (1813-1869) no ano de 1846, é um dos poucos retratos conhecidos de William Turner, na maturidade. Intitula-se "Turner on varnishing day", e pertence ao acervo do Museu de Sheffield.

4 comentários:

  1. E eu a primeira vez que vi Turner acho que foi por cá e depois vi muitos quadros dele num palácio (de que não recordo o nome), onde ele costumava passar temporadas, em Inglaterra, em 1970. Mas logo procuro.
    Há anos vi uma expo na Tate, absolutamente deslumbrante. Gosto mais dos quadros mais tardios.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas preferências também vão para a última fase.
      Creio que nos anos 70 houve, por cá uma expisição de Turner (Gulbenkian?), mas não dei por ele, ou por ela..:-(
      Que o Sol continue!

      Eliminar
  2. Gostei da lista e, na verdade, para mim Turner é um "amor" antigo. De Botticelli gosto sobretudo da qualidade do desenho; Fra Angelico descobri em Florença. Van Gogh gosto, mas ligo-o ao sofrimento. Leonardo e Dürer também são amores antigos, a par de Michelangelo. Dos Pré-rafaelitas, quase só gosto de Burne Jones. Dos portugueses, cada vez mais Pousão e talvez Pomar. De Dali nunca gostei, Picasso depende. Acrescentaria Rembrandt, Vermeer e Velásquez - mas sou suspeita porque gosto muito do século XVII... Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há assim tantas diferenças, entre as opções de cada um... Nunca fui muito "colhido" por Rembrandt, mas gosto de alguns quadros de Velasquez, sobretudo do único nu que ele pintou ( "Venus ao Espelho" ?). Não deixo de considerar Michelangelo um grande pintor, mas já gostei mais da sua obra, do que hoje em dia. E é bem possível que me tenha escapado algum nome...
      Boa noite!

      Eliminar