segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

De uma entrevista a Patrick Modiano


A revista Lire, no seu número de Novembro de 2014 (nº 430), dedicou a Patrick Modiano (1945), prémio Nobel de Literatura 2014, um importante dossiê, incluindo uma entrevista muito interessante com o escritor francês. Dela respigamos uma pergunta de François Busnel e a resposta de Modiano:

François Busnel:  Mas deve deduzir-se de este método, que V. não tem uma relação feliz com a escrita?

Patrick Modiano: Não. O que agrava o meu caso, é esta espécie de sonho preambular a todo o início da escrita e de que eu tenho necessidade antes de passar ao acto. Eu sou como essas pessoas que, na borda de uma piscina, esperam horas até mergulhar: escrever é, para mim, qualquer coisa de desagradável, pois sou obrigado a sonhar muito antes de me pôr ao trabalho, de encontrar maneira de tornar agradável esse trabalho bastante longo e difícil. Entretanto, eu compreendi, agora, a razão do alcoolismo de muitos dos grandes escritores: creio que se trata dessa perpétua baixa de tensão e o álcool funciona como o grande estimulante (dopant), mesmo quando acabámos de escrever.

de algum modo, em geminação com MR, no seu Prosimetron.


4 comentários:

  1. Modiano no Prosimetron e Modiano aqui. :)
    Vou comprar a Lire.
    Miss Tolstoi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "Lire" dá uma boa panorâmica sobre a obra de Modiana. Sobretudo, para quem mal a conhece, como eu. Não será o caso de Miss Tolstoi..:-)

      Eliminar
  2. Estive para escolher este excerto, principalmente porque a seguir o entrevistador pergunta a Modiano se ele tb se mete nos copos para se inspirar, ao que ele responde que anda muito a pé. Já sabia que ele passeia todos os dias por Paris, faz o seu 'passeio higiénico' matinal.
    Eu acho que andar traz-nos muito boas ideias.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O andar a pé também me liberta o espírito...Estou é cada vez mais preguiçoso, para o fazer.

      Eliminar