terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Produtos Nacionais 19 : morigerados costumes/modestos presentes


Este pacotinho de açúcar da RAR, de modestíssimo grafismo naïf, que explica no verso a origem e tradição do conhecido Galo de Barcelos e que, na sua versão barrista e laica, se contrapõe à N. S. de Fátima, em plástico, iluminada, como símbolo nacional, levou-me longe...
Nos meus tempos de mesada e orçamento restrito, por regra familiar, quando eu tinha que presentear um(a) estrangeiro(a), comprava um pequeno Galo de Barcelos, em barro, para lhe oferecer. Os meus amigos chegados faziam o mesmo. Em casos excepcionais, juntava-lhe uma pequena garrafa de Vinho do Porto, miniatura. Estas duas ofertas não iriam além dos Esc. 15$00 e, isso, ainda o meu orçamento podia cobrir... E os estrangeiros presenteados, jovens como eu, naturalmente, ficavam contentes.
Pergunto-me, curioso, o que oferecerão os jovens adolescentes portugueses, hoje em dia, aos seus amigos estrangeiros? Com certeza que não serão tão modestos nas lembranças...


Sem comentários:

Enviar um comentário