sábado, 27 de dezembro de 2014

O zelo : o excesso, a lei e a beatitude


Da burocracia, já quase todos nós lhe experimentámos as múltiplas metamorfoses e malefícios. Atrás de envidraçados e defensivos guichets, públicos ou privados, acobertam-se, muitas vezes, pequenos tiranetes de serviço que são, na sua maioria, serviçais e bajuladores da hierarquia imediatamente superior, mas tiram, do escrupuloso e literal cumprimento da lei, desforço da sua mediocridade rotineira, em relação àqueles que precisam do seu carimbo ou aprovação. Kafka definiu-lhes os tiques e o estilo.
O vídeo que, ora, se apresenta, será, porventura, excessivo e ligeiramente populista na forma, mas é também claramente exacto na sua denúncia e caricatura de um procedimento desumano e totalitário desses tais tiranetes de serviço que, tantas vezes, temos que suportar.



com agradecimentos cordiais e os melhores votos natalícios a AVP.

4 comentários:

  1. Ah!Ah!Ah!
    Gostei!

    A arrogância (e o ar de frete) de algumas pessoas nestes serviços e o ar de sabichão com que nos pedem mais um papelinho, que sempre falta, dá-me cá uns nervos!
    Felizmente que não é geral. Há gente simpática, também.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo!
      É verdade que também há atendimentos solícitos e atenciosos, realmente.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Por acaso, acho que os serviços públicos estão bem melhores no atendimento.
    Agora, raramente me aparecem uns tipos destes que, normalmente, são muito burros, ainda por cima. E como com burros não se discute, pede-se o livro de reclamações.
    Este filme está o máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que há locais, particularmente públicos, onde o ambiente é agradável e urbano. Provavelmente, o mérito será das chefias que criam condições e atmosfera positiva.
      Também achei o filme bem feito.

      Eliminar