sexta-feira, 10 de maio de 2013

Catarina


É o exemplo acabado e naïf de uma arte decorativa, em contas de vidro, muito em voga no séc. XVII inglês. No fundo de um cesto de uso doméstico, esta representação de Catarina de Bragança (1638-1705) e do seu régio esposo, Carlos II, que terá sido feita em 1665, por alguma jovem fidalga, nos seus ócios interiores. Registe-se o ar airoso da rainha, de origem portuguesa, ao contrário da ideia difundida pelos ingleses de que era muito feia, talvez para justificar as infidelidades constantes de Carlos II.
Este precioso exemplar da decoração em contas de vidro encontra-se, entre alguns outros, desde 1/5/13, em exposição no Holburne Museum, em Bath (Inglaterra).

8 comentários:

  1. Tenho a maior simpatia por esta nossa Catarina e por isso agrada-me verificar que aqui foi bem tratada: não só se apresenta airosa e elegante, mas até, sendo baixinha, ficou mais alta que o marido, o que pode revelar consideração pela pessoa!
    Estes lavores femininos com missangas eram realmente usuais em Inglaterra e cobriam objetos tão diversos como bolsas de senhora e abafadores de bule (já mais tarde)...
    Agora vou ver se essa exposição é visitável on line.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. E paciente, esta nossa Catarina de Bragança. Há quem diga que Carlos II, embora não gostasse muito dela (queixava-se que era excessivamente beata [ainda para mais católica]), aconselhava-se com ela pelo seu bom senso.
    Ainda me lembro de bailes antigos,em Portugal, onde algumas senhoras traziam pequenas bolsinhas recobertas com missangas (ou contas de vidro) pretas e luzidias.
    Boa sorte, Maria, para que a exposição esteja on line.
    Um bom fim-de-semana, também, para si!

    ResponderEliminar
  3. Já tinha espreitado e não há sombra da exposição no site do Museu. Pelo menos, eu não encontrei.

    ResponderEliminar
  4. Bonito trabalho.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar