sábado, 11 de maio de 2013

O "Clássico"


Ia eu muito tranquilo, pela rua, quando me cruzei afortunadamente com o meu amigo A. B. S. P. que, apercebi-me logo, estava muito nervoso. E exasperado, porque,  antes que eu tivesse tempo de acender o cigarro, disparou: "- Já viste? Centenas de polícias para um Benfica-Porto, não lembra uma cimeira da Nato... Imagina a despesa! E andam por aí umas virgens ofendidas a queixarem-se das despesas e gorduras do Estado e das PPPês..."
Eu fiz que sim, silencioso, com a cabeça, mas ele continuou, tonitruante: "- A culpa começou no E. P. C., que na sua obsessão do share, principiou a fazer a apologia do futebol nas páginas literárias e levou aquela carneirada toda de intelectuais atrás. Azêmolas, que no tempo do Salazar, fingiam desprezar os 3 efes. Vê lá tu que, hoje, a Polícia, antes do jogo, até  já teve que disparar as shotguns!... Imagina a despesa, só em balas!?"
Eu sei que o meu amigo é do Sporting e reformado, mas nunca o tinha visto assim tão fora de si, e comecei a sentir-me incomodado. Apesar de, a maior parte das vezes, por não apreciar futebol, nem ter um clube de referência, me sentir, muito intimamente, um pária ou um E.T.. E, cobardemente, porque comecei a ficar agoniado, disse-lhe, balbuciante: "Desculpa, mas tenho um encontro marcado, antes do almoço." E despedi-me, rapidamente.
Confesso que os bifinhos de porco, de coentrada, nem me souberam bem...

Sem comentários:

Enviar um comentário