sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bibliografia sebastiânica


O TLS (nº 5744) noticia, de forma positiva, a saída de The Baker who pretend to be king of Portugal, de Ruth MacKay, editado recentemente pela University of Chicago Press. Detalhado e fundamentado estudo, de 300 páginas, historiando a figura de Gabriel de Espinosa (?-1595), mais conhecido por Pasteleiro de Madrigal, que se fez passar por D. Sebastião, depois de Alcácer Quibir. A corrente sebastiânica, pelos vistos, também terá os seus cultores estrangeiros e motiva a investigação. A recensão ao livro anota mais duas obras estrangeiras sobre o Desejado: de Mary Brooks, A King for Portugal: The Madrigal Conspiracy (1964) e Le Roi caché (1990), de Yves-Marie Bercé.
Registe-se que a tramóia de Espinosa só foi possível através do apoio crédulo de Ana de Áustria, filha ilegítima de D. Juan de Áustria, e de um capelão português de apelido Santos. Bem como do incentivo dos inimigos de Castela, interessados em pôr em causa a legitimidade de Filipe II, ao trono português. O caso foi tratado drasticamente pela corte espanhola, e o ambicioso pasteleiro acabou por ser enforcado.

4 comentários:

  1. Creio que é uma temática que vende bem...

    ResponderEliminar
  2. Durante anos, quase que não se traduziam biografias nem memórias. E também não tema muito do agrado dos escritores portugueses, salvo as execeções para confirmarem a regra.
    Agora, está na moda. Até a "nossa" "Princesa Diana" escreve, a Mercedes Balsemão...

    ResponderEliminar
  3. Há alguns "escritores" que estão sempre a ver o que está dar...Basta lembrar as catadupas de "códigos da Vinci"...

    ResponderEliminar