quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Vinho do Porto e os anos da Guerra


Mão amiga e sensível fez-me chegar, em oferta, um bom conjunto de Cadernos Mensais de Estatistica e Informação do Instituto do Vinho do Porto, que vão de Fevereiro de 1940 (nº 2) até ao nº 100, de Abril de 1948, embora com várias faltas pelo meio. As informações são variadas e muito interessantes.
Se no ano de 1939, a Inglaterra se mantinha como o maior importador de Vinho do Porto, em plena II Grande Guerra e no ano de 1943, a sua posição baixa para a 24ª posição. Os Estados Unidos ocupam então a posição primeira. Mas a Bélgica, que ainda é hoje um grande consumidor, baixa apenas um lugar: de 3º maior importador, para 4º.
Mas o que achei mais interessante é que as instâncias superiores e o I. V. P., preocupados com a baixa das importações, resolveram lançar um concurso para escolher uma frase publicitária que ajudasse a promover a venda e difusão do produto. O resultado, que se mostra em imagens neste poste, contém curiosidades que não quero deixar de destacar. A primeira, é que António Ferro integrou o juri do Concurso. Mas também que o conhecido Arquitecto Raul Lino teve o terceiro prémio, tendo o Prof. Mário d'Azevedo Gomes ficado em 2º lugar. Quem diria?!

2 comentários: