sábado, 11 de maio de 2013

Carlos Queiroz (1907-1949)


No próximo dia 19 de Maio, promovida pelo Centro Nacional de Cultura, terá lugar no CCB, em Belém, uma homenagem ao poeta Carlos Queiroz. Carlos do Carmo fechará a sessão, interpretando 2 fados, com letra do Poeta. Provavelmente um deles será o Canção Grata, que transcrevemos a seguir:

Por tudo o que me deste:
                                - Inquietação, cuidado,
(Um pouco de ternura? É certo, mas tão pouco!)
Noites de insónia, pelas ruas, como um louco...
                               - Obrigado, obrigado!

Por aquela tão doce e tão breve ilusão,
(Embora nunca mais, depois que a vi desfeita,
Eu volte a ser quem fui), sem ironia: aceita
A minha gratidão!

Que bem me faz, agora, o mal que me fizeste!
- Mais forte, mais sereno, e livre, e descuidado...
Sem ironia, amor: - Obrigado, obrigado
Por tudo o que me deste!

4 comentários:

  1. É bonito o poema.
    Acho-o mais bonito lido que cantado. Talvez porque o Carlos do Carmo não é um fadista que aprecie muito.
    Ouvi a Joana Amendoeira; conheço mal o trabalho dela.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Para mim, Isabel, é o melhor poema de Carlos Queiroz. Não sou apreciador da Joana Amendoeira mas, no Youtube, não consegui encontrar a versão de Carlos do Carmo, por isso teve que ser a interpretação da Fadista. Como diz o povo:"Quem não tem cão, caça com gato"...
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro do Carlos do Carlos a cantar este poema. Mas eu gosto do Carlos do Carmo. Pertenço àquele grupo de pessoas que gosto de fadistas, não de fado. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu ia jurar que já o ouvi cantar o poema, mas agora fiquei na dúvida...
    Boa noite,MR!

    ResponderEliminar