sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mercearias Finas 72


O tempo não está para graças, variável e caprichoso, mas elas já se recomendam! Rechinam no grelhador, muitas delas com mílharas (ovas), e comem-se com gula, se houver broa caseira e vinho que lhes assista, com alguma sensibilidade e companheirismo gastronómico. Por outro lado, cumprem o que a sabedoria popular e atávica manda: sardinhas só em meses sem erre - exclua-se portanto o defeso que vai de Setembro (?) a Abril. Nos restantes, é fartar, vilanagem!, como dizia o Conde de Avranches, em fase terminal de Alfarrobeira.
Para quem, como eu, se iniciou de infância com os brutos e ásperos vinhos tintos de Basto, para acompanhamento, o alentejano Couteiro-mor de 2008 (com Chardonnay, Antão Vaz, Arinto, Roupeiro..) é doce fruto, delicado e branco. Não foram estas, as "vivinhas da Póvoa!", nem de Sesimbra, mas as sardinhas, para a época, estavam óptimas. Acompanhem-se, vegetalmente, com uma fresca salada de pimentos, nas duas cores da bandeira portuguesa, mais a alface e a cebola, pepino e tomate, e seja o que deus quiser! Uma aguardente ribatejana, no final, vem a calhar. Para a sossega...

6 comentários:

  1. Este ano, ainda não passei os dentes por nenhumas sardinhas. Se puder, e o tempo ajudar, conto ir a Matosinhos, para iniciar a época. Quanto ao vinho, como seria bom encontrar por lá um verde tinto caseiro da região de Basto, que se deixasse mastigar.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Domingos da Mota, elas, cá pelo sul, já estão muito boas. E Matosinhos é uma aposta certa, comi lá, em 2008 (Agosto), umas maravilhosas sardinhas, numa esplanada de uma rua estreita de que não lembro o nome. Em tempos, eu costumava acompanhá-las com um tinto da Adega de Monção, que se portava muito bem.
    Bom proveito, para o início de estação!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não comi, nem lhes pus a vista em cima. :)

    ResponderEliminar
  4. Até os preços estão em conta, MR. Compramos a 3,90 euros/Kg. Em Junho, vão subir, de certeza.

    ResponderEliminar
  5. Também já apetecem... Talvez me atreva, antes da especulação "antonina " :)

    ResponderEliminar
  6. Força, LB. Recomendadíssimas! E bom apetite.

    ResponderEliminar