quarta-feira, 8 de maio de 2013

Valéry, sobre a evolução da paisagem na Pintura


"A paisagem foi a princípio um fundo campestre sobre o qual alguma coisa se passava. Creio que os Holandeses foram os primeiros a interessarem-se por isso mesmo ou pelas belas vacas que eles, aí, representavam.
Quanto aos Italianos e a nós (Franceses), o tema advém da importância do cenário. Poussin e Claude organizam-no e compõem-no magnificamente. A paisagem canta: ela está para a natureza, como a ópera está para a vida quotidiana. Usa-se a árvore, o pequeno bosque, as águas, os montes e as fábricas com uma liberdade toda ela ornamental ou teatral. Fazem-se sempre estudos muito exactos e comparáveis aos que se farão um século depois. Chega-se ao extremo da fantasia. (...)
Observa-se então que o domínio da pintura é invadido, passados anos, por imagens de um mundo sem homens. O mar, a floresta, os campos desertos satisfazem a maioria dos olhares. ..."

Paul Valéry, in Degas, Danse, Dessin (pgs. 175 e 180).

5 comentários:

  1. Gosto muito da luz deste quadro. Consigo perceber a preferência do A. Cuyp em pintar paisagens campestres holandesas de final de tarde. Há aqui uns laranjas como nunca vi. Recomendo vivamente duas experiências a quem visita os Países Baixos: uma, é andar de carro pelas províncias da Frísia e de Overijssel, no final da tarde, para apreciar as quintas, os campos e os animais, recortados por essa luz tão especial; a outra, é assistir a um pôr-do-sol no dique que liga Marken ao continente. Uns azuis e laranjas lindos! Uma sensação intensa de fusão com o universo e a beleza do mundo...Muito bonito!

    ResponderEliminar
  2. Conheço muito mal a Holanda, Sandra, (mas Leiden é uma boa recordação...) embora conheça relativamente bem a Bélgica (campestre e citadina), que talvez tenha algumas semelhanças, na luz.
    Mas tomarei boa nota do "quadro" luminoso que traça, para (e se) quando lá voltar.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Adoro paisagens... Um tema que me fascina.

    ResponderEliminar
  5. E esta de Cuyp foi bem conseguida...

    ResponderEliminar