terça-feira, 28 de maio de 2013

Idiotismos 18


Pessoa de minha estimação, já falecida, costumava dizer, para caracterizar alguém influenciável ou de vontade fraca: "Esta(e) anda no mundo por ver andar os outros..."
De algum modo, esta expressão é uma variante do conhecido: Maria vai com as outras - que teria tido uma origem real e objectiva. Reporta-se à rainha D. Maria I (1734-1816), que enlouqueceu por volta de 1792, e nesse estado morreu, no Brasil. Acontece que, para evitar grandes desmandos, a Rainha era sempre escoltada ou acompanhada por muitas aias que a guiavam e amparavam. E o povo, quando via este grupo, costumava comentar: "D. Maria lá vai com as outras."
O tempo e o uso laico fez cair o "dona" e o próprio significado alastrou para outros campos menos patéticos.

7 comentários:

  1. Não sabia a origem de "Maria vai com as outras". :)

    ResponderEliminar
  2. Também não sabia. Gostei de aprender. Que interessante!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Ampla recompensa, para mim, ter partilhado o facto com com Miss Tostoi e Sandra. Não foi, de todo, um poste inútil..:-))

    ResponderEliminar
  4. Tenho pensado cá para comigo se o casamento desta Augusta Senhora com seu tio, D.Pedro III, rei-consorte de Portugal, não terá sido responsável pelos desvarios designadamente dos netos, D.Pedro e D.Miguel,cada um no seu género, se bem que se calhar quanto a estes não é preciso ir mais longe do que os próprios pais : o disfuncional casal D.João VI-D.Carlota Joaquina...

    ResponderEliminar
  5. Há quem diga que D. Maria I, antes de enlouquecer, tinha frequentes pesadelos com o massacre dos Távoras, no reinado do seu pai. Mas parece que terá sido instável, desde muito nova.

    ResponderEliminar