sábado, 9 de julho de 2011

O regresso das beldroegas


"...Os Pobres comem muito mal. (...) Comem grandes quantidade de Beldroegas e Beterrabas, Ervilhas e Feijões e servem-nos com Ovos cozidos por cima. ..." (Relação do Reino de Portugal - 1701). Isto li eu, há dias, no livro referido. Mas, de há cerca de um mês a esta parte, tem havido um número inusitado de visitas ao Arpose, que se dirigem, directamente, ao poste em que consta uma receita de sopa de Beldroegas ( de Maria de Lourdes Modesto).
Não me admira, as que temos nos vasos grandes da varanda a leste já despontaram, são visíveis, e estão a crescer. Dentro de um mês, dependendo da quantidade nascida, se poderão segar. E fazer uma sopa com elas. Portulacas ou Beldroegas, sejam bem-vindas! Pelos vistos estas pequenas ervas rasteiras são um hábito nativo gastronómico, pois a citação inicial, que fiz, data do início do séc. XVIII. Já lá vão mais de 300 anos... A comer sopa de Beldroegas, em Portugal.

2 comentários:

  1. Vi-as lindas.
    As que HMJ me deu e um vaso que comprei (e de que fiz uma sopa no ano passado) não despontaram este ano. Excesso de água?

    ResponderEliminar
  2. MR:
    o "seu" vasinho também ainda não deu nada. As que nascem, selvagens, sem saber como, na minha varanda, já deram para uma pequena "sopinha".
    Mistérios !

    ResponderEliminar