quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cucurbitáceas


Estamos no tempo dos melões, e já provei o primeiro que saíu muito bom, maduro q. b.. Por isso me parece ajustado falar deles e das melancias, pedindo apoio a Frei Theobaldo de Jesu Maria que, no seu Agricultor Instruido com as prevenções necessárias para os annos futuros (1790), nos dá os avisados conselhos seguintes, no capítulo XXVI ("Dos Meloens, e das Melancias"):
"Os Meloens querem ares mais quentes, que frios, e que tenhão muito Sol, terra grossa, nova, e de substancia, e que seja fora de arvoredo, plaina, e bem cavada, e desfeita.
Semeem-se de semente bem grada, que será a que deitada na agua não for ao fundo, e que seja nova, deitando as pevides primeiro de molho em agua com açucar, que os fará serem mais doces, se cubrirem com terra as raizes quando os colherem, rebentarão no anno seguinte, ao semear as de pevide, e darão fructo cedo. Semeem-se em Março, ou Abril em minguante de Lua, e das pevides do meio do Melão.
O colher os Meloens, faça-se de manhãa antes de lhes dar o Sol, e antes de estarem de todo maduros, que ao depois se farão maduros de todo; e seja quando se lhe secar o pé, Suas pevides fazem ourinar; e por frios em amendoadas para os enfermos de febres são boas, do Melão se coma pouco, por ser de dura digestão.
As Melancias querem terra arenoza, e grossa; causão cruezas de estomago, e são indigestas, suposto refresca muito. (pgs. 50/51)"

4 comentários:

  1. Gosto de melões, meloas e melancias. Ainda só comi melanx~cias. E muito boas.

    ResponderEliminar
  2. Cuidado com as "cruezas do estomago", Miss Tolstoi, até porque os nativos de Caranguejo têm um estômago sensível..:-)

    ResponderEliminar
  3. Vai começar a estação dos melões. Sou uma grande consumidora. E de pêssegos. E de uvas. E de...

    ResponderEliminar
  4. É realmente uma época maravilhosa quanto a fruta.

    ResponderEliminar