domingo, 24 de julho de 2011

Recomendado : dezassete - sobre enologia


É um livro de divulgação ampla, detalhada e de leitura agradável. Embora com algumas gralhas que, numa revisão atenta, talvez pudessem ter sido evitadas; a tradução também me não parece muito cuidada. Fora isto é um livro útil, simples na exposição dos temas e muito informativo.
O livro foi editado, em 2005, pelas Publicações Europa-América. O seu autor, Richard Mayson, é um profundo conhecedor da realidade enológica portuguesa, nos seus múltiplos aspectos. O ilustrador do livro é Leo Duff, nascido em Belfast. O volume aborda as castas de uvas, as regiões vinícolas, os principais produtores particulares e adegas cooperativas nacionais, bem como os seus respectivos produtos. Faz também uma análise detalhada sobre os últimos melhores anos de colheitas.
Para quem quiser ficar a saber o básico e até o suficiente sobre enologia portuguesa tem, n' "Os Vinhos e Vinhas de Portugal", uma obra acessível e útil, que eu recomendo vivamente.

2 comentários:

  1. Talvez tenha neste livro um presente de Natal.

    ResponderEliminar
  2. E é um óptimo presente para quem tenha algum interesse sobre Vinho, MR. No aspecto geral, é dos livros mais completos que li nos últimos anos.

    ResponderEliminar