domingo, 17 de julho de 2011

Incursões Culinárias 3

Não é apenas na culinária renana, mas um pouco por toda a Alemanha, que as sopas, espessas, de leguminosas secas ocuparam, no passado, um lugar predominante nos almoços em dias de trabalho. Certamente, como em Portugal e nas casas menos abastadas, a peça de carne com acompanhamentos ficava reservada para os Domingos e dias de festa. Aos Domingos, a sopa era outra, tipo "consommé", abrindo o almoço melhorado.
Em Colónia, e em dialecto da cidade, ainda se canta no Carnaval: "Ähze, Bunne, Linsen ...)" [i.e. ervilhas, feijões e lentilhas] para falar da variedade de sopas feitas de leguminosas secas. O texto que acompanha a imagem abaixo refere que a sopa de ervilhas constava da ementa caseira em dias de lavagem de roupa, tarefa muito diferente na altura em que não havia as actuais máquinas de lavar. Sucede, no entanto, que, mesmo actualmente, qualquer cantina não dispensa um dia com ementa de tais sopas. Nos restaurantes típicos continua a ser uma opção para uma refeição acessível, porque as ditas sopas, espessas, representam o manjar completo. E, agora, vamos à receita.


Sopa de Ervilhas (secas)

500 g de ervilhas secas
1 1/2 - 2 litros de água
ossos de presunto / chispe / pézinhos de porco
4 batatas
2 cenouras
um pouco e aipo e salsa
50 g de toucinho
1 cebola média
sal e pimenta

Pôr as ervilhas de molho de um dia para o outro. Cozer as ervilhas, no dia seguinte, durante 2 a 3 horas com a "vianda" escolhida. Meia hora antes de terminar a cozedura das ervilhas juntam-se as batatas e as cenouras aos cubos, assim como o aipo. No fim, tira-se a "vianda" e corta-se aos bocados. Aloura-se a cebola na gordura do toucinho frito às tirinhas, remate final que se coloca por cima da sopa, numa terrina, antes de servir.
E, assim, estava pronto um almoço, sem mais, para um dia da semana. Quem quisesse, podia comer mais que um prato cheio.
Não resisto em juntar uma música, em dialecto de Colónia, de um grupo chamado BAP [= "papazinho"] que fazia parte das nossas preferências.


Bom proveito, para a sopa e para a música.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Vou experimentar esta sopa, que deve ser deliciosa, lá para Outubro, dispensando o pézinho de porco. :)
    Um amigo meu faz uma muito boa, mas é toda passada: só ervas e cebolas e o osso de presunto para dar um gostinho especial.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    pois, o clima, na Alemanha, é diferente, mesmo no Verão. Também dispenso o pézinho, mas as "viandas" são variáveis, e ao gosto de cada um. No entanto, as sopas das minha infância não eram "tipo creme", não se passavam.
    E para as criancinhas, à noite, eram sopinhas de leite, com arroz, massinhas, etc. e ... "chichi ... cama"!

    ResponderEliminar
  3. Onde se lê: "das" deve ler-se "da minha infância"

    ResponderEliminar
  4. A sopa passada a que em refiro não é de «ervas», mas sim ervilhas e cebolas. :)

    ResponderEliminar
  5. Deve ser boa. Gosto das chamadas sopas de lavrador. E com acompanhamento musical...

    ResponderEliminar
  6. Para Miss Tolstoi,obrigada pelo comentário. Por motivos assaz conhecidos, evitei falar em "lavoura" ... mas as sopas são, de facto, campestres.

    ResponderEliminar