quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Leituras Antigas XVI : Colecção Vidas Célebres



A Colecção Vidas Célebres foi, para mim, juntamente com o Petit Larousse (de 1959), uma espécie de enciclopédia juvenil de frequente consulta. As biografias de homens e mulheres notáveis, por áreas culturais divididas, foram editadas pela Livros do Brasil, creio que ao longo dos anos 50. Custava cada volume Esc. 15$00. Os livros, pedagógicos, foram escritos por Henry Thomas e Dana Lee Thomas, traduzidos por brasileiros, com adaptação e revisão, para Portugal, de A. Vieira d'Areia. As capas, bonitas e impressivas, tinham autoria de Cândido Costa Pinto. Segue-se a relação dos doze volumes publicados:
1. Cientistas 2. Compositores 3. Filósofos 4. Pintores 5. Religiosos 6. Romancistas 7. Estadistas 8. Poetas 9. Mulheres 10. Estadistas Americanos 11. Homens 12. Americanos Famosos.

3 comentários:

  1. Também li alguns destes livros. Pelo menos, os volumes dedicados aos compositores e às mulheres.
    Por acaso não me lembrava (ou nunca tinha reparado) que as capas são do Costa Pinto. Era, na época, o capista de serviço aos Livros do Brasil...

    ResponderEliminar
  2. Eu li-os a todos!
    Devorava biografias. E estes nem eram os melhores, mas de que outra maneira alguma vez iria ouvir falar da imperatriz Teodora ou do Albert Schweizter?
    Bonita lembrança.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado,MR.

    Obrigado,oliveira da eurídice.

    ResponderEliminar