quinta-feira, 25 de março de 2010

O absurdo e o mistério



De há um tempo a esta parte, tenho observado que, ou seja pela idade ou pela instabilidade do mundo em que vivemos, uma boa parte das pessoas com quem mais convivo se preocupa, de uma forma mais intensa (lendo, interrogando-se e interrogando), com a religião, a morte, e o depois... Isso fez-me lembrar François Mittérrand (1916-1996) que, pouco antes de morrer, mas já com a morte anunciada, pelo avanço crescente do cancro da próstata, quis e promoveu diversos encontros e diálogos com várias personalidades, sobre o além. Uma das pessoas, com quem falou, foi Jean Guitton (1901-1999), escritor e filósofo francês, católico. Este diálogo deu origem a um livro, editado em 1997, sob o título "L'absurde et le mystére". O então ainda Presidente de França foi, de helicóptero, até à residência do filósofo e começou a conversa do seguinte modo: " Guitton, o senhor que é filósofo e tem fé, tem dez minutos para me dizer qual é o sentido da vida... Aparentemente, tudo é absurdo ou, então, tudo é mistério."

Ficcionalmente, João Guimarães Rosa terá escolhido a segunda. Não era ele que dizia que " as pessoas não morrem, ficam encantadas"? Também no seu magnífico conto "Cara de Bronze" ilustra uma situação afim que, resumidamente, passo a lembrar. Um rico fazendeiro, vendo a morte aproximar-se, encarrega três dos seus melhores vaqueiros a irem pelo mundo descobrir, para depois lhe contarem, qual era a razão da vida. Passa-se algum tempo, e dois deles desistem de procurar. O terceiro prossegue e, mais tarde, regressa à fazenda e, junto ao leito do moribundo, diz-lhe: " A noiva tem os olhos gázeos!" O resto é silêncio.

7 comentários:

  1. Curiosamente, ainda ontem estava a ler uma entrevista a um militar que foi responsável pela segurança do Eliseu durante os anos Mitterrand e ainda consegui ficar surpreendido com algumas revelações deste oficial que acompanhou o Presidente em alguns passeios nocturnos com destinos entre o esotérico e o místico, já para não falar das peripécias para guardar o segredo da vida dupla com a "filha escondida", Mazarine, e a mãe desta.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço esse livro que vou encomendar. (Hoje estou em dia de encomendas.)
    Mas há um diálogo entre Mitterrand e Elie Wiesel sobre a mesma temática - interessantíssimo! -, Diálogo a duas vozes (Lisboa: D. Quixote, 1995).
    Quanto a Guimarães Rosa está na hora de o ler. As primeiras tentativas que fiz não tiveram sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Passeios nocturnos pelo Champ de Mars? Também gostei imenso do filme Le promeneur du Champ de Mars que, em português, se intitula O último Mitterrand.

    ResponderEliminar
  4. Também não posso deixar de falar das memórias de Mitterrand - o homem escrevia bem demais.
    Gosto imenso dele: cultíssimo, animal político (perdeu não sei quantas vezes e não desistiu), insinuante... Apesar de ter aspectos que me desagradam.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do seu post, não conhecia o livro.
    São temas que me fascinam e não é por uma questão de idade porque sempre me preocupei com eles...
    Também gostei da imagem que colocou casa bem com o texto. Vou tentar arranjar o livro.

    ResponderEliminar
  6. Um "medley" para dialogar com os meus três amigos. Aí vai:
    eu sempre tive um fraco pelos "pecadores".
    Aquele "beijo de Judas" ao PC francês, quando meteu 3 ministros comunistas no Governo, foi de génio. Arrumou de vez com Marchais. Os amores "clandestinos" também os desculpo...Claro, foi preciso haver Senhoras com paixão e dignidade, a começar por Danielle M., que até permitiu que Mazarine e a Mãe dela acompanhassem a agonia do "Tonton".
    Guimarães Rosa. Aconselho,numa 1ªfase, "Tutaméia -terceiras estórias"; depois "Miguelim e Manuelzão"(Ed. Livros do Brasil). E, depois,seja o que deus quiser...

    ResponderEliminar
  7. Ou um abraço de urso.
    L'absurde et le mystère já vem a caminho.
    Vou seguir o seu conselho em relação a Guimarães Rosa. Já nem me lembro o que tentei ler dele.
    Obrigada!

    ResponderEliminar