Nascimento, casamento, funeral, - porque é que os acontecimentos irreparáveis suscitam sempre «falsos» sentimentos?
Os escritores menores são menos datados que os grandes (ou antes: são mais legíveis.). A razão é que estão menos marcados que os outros pelos defeitos e qualidades da época em que viveram.
Quando não conseguimos pensar senão na infância é, então, que se fecha o ciclo de uma vida.
E. M. Cioran, "Cahiers".
APS, o que pensa da segunda "citação"? Acha que ele tem razão? No geral, claro.
ResponderEliminarA última parece-me evidente.
Minha Cara MR:
ResponderEliminarE. M. Cioran foi sempre um grande provocador. Na segunda citação, há algo de verdade, mas também uma parte com que não concordo.
Dou-lhe um exemplo pessoal e subjectivo. Houve um tempo em que decidi ler e investigar a poesia portuguesa do séc.XVIII( um século menor, como aliás o séc. XVII). Curiosamente, encontrei alguns ditos "segundos ou terceiros" mesmo (Valadares Gamboa, Xavier de Matos, Cruz e Silva, Jazente, Medina e Vasconcelos) que têm alguns poemas e sonetos que, ainda hoje, leio com gosto. Ao inverso de Garção e Bocage. Esta é a minha experiência. Mas, e voltando ao Cioran, eu gosto de o ler, sobretudo para me "situar". As mais das vezes, nas antípodas...
E como eram considerados, no seu tempo, Valadares Gamboa, Xavier de Matos, Cruz e Silva, Jazente, Medina e Vasconcelos? Alguns deles, pelo menos, parece-me que eram considerados.
ResponderEliminarVisto desse modo, concordo. Obrigada.
Eu continuo a gostar de ler algum Bocage.