sábado, 27 de março de 2010

E. M. Cioran, ainda



Nascimento, casamento, funeral, - porque é que os acontecimentos irreparáveis suscitam sempre «falsos» sentimentos?

Os escritores menores são menos datados que os grandes (ou antes: são mais legíveis.). A razão é que estão menos marcados que os outros pelos defeitos e qualidades da época em que viveram.

Quando não conseguimos pensar senão na infância é, então, que se fecha o ciclo de uma vida.


E. M. Cioran, "Cahiers".

3 comentários:

  1. APS, o que pensa da segunda "citação"? Acha que ele tem razão? No geral, claro.

    A última parece-me evidente.

    ResponderEliminar
  2. Minha Cara MR:
    E. M. Cioran foi sempre um grande provocador. Na segunda citação, há algo de verdade, mas também uma parte com que não concordo.
    Dou-lhe um exemplo pessoal e subjectivo. Houve um tempo em que decidi ler e investigar a poesia portuguesa do séc.XVIII( um século menor, como aliás o séc. XVII). Curiosamente, encontrei alguns ditos "segundos ou terceiros" mesmo (Valadares Gamboa, Xavier de Matos, Cruz e Silva, Jazente, Medina e Vasconcelos) que têm alguns poemas e sonetos que, ainda hoje, leio com gosto. Ao inverso de Garção e Bocage. Esta é a minha experiência. Mas, e voltando ao Cioran, eu gosto de o ler, sobretudo para me "situar". As mais das vezes, nas antípodas...

    ResponderEliminar
  3. E como eram considerados, no seu tempo, Valadares Gamboa, Xavier de Matos, Cruz e Silva, Jazente, Medina e Vasconcelos? Alguns deles, pelo menos, parece-me que eram considerados.
    Visto desse modo, concordo. Obrigada.
    Eu continuo a gostar de ler algum Bocage.

    ResponderEliminar