segunda-feira, 8 de março de 2010

Memória 16 : Ruy Cinatti



Ruy Cinnatti nasceu em Londres, a 8 de Março de 1915, estudou em Lisboa, doutorou-se em Oxford e veio a falecer, em Outubro de 1986, na capital portuguesa. Era um apaixonado por Timor onde viveu alguns anos e que lhe mereceu três livros publicados. Sobre S. Tomé e Príncipe editou também: "Lembranças para S. Tomé e Príncipe". No posfácio ao seu livro de poemas "Sete Septetos" (1967) escreveu: "...Por agora, firmo-me no que está acontecendo. O mistério envolve-me. A poesia é a autobiografia do poeta ou do nómada em escala de partida: o seu cântico. O homem, porém, não pode convencer-se da sua invulnerabilidade, para que, sobretudo, o poeta não se tome demasiado a sério e cristalize... E Deus lhe valha..." Do seu livro "Nós não somos deste mundo" (1941) são os versos:

"Gritam todos : venham!

E os outros : tenham!

Aqueles que estão comigo

Sonham. Não querem, nem partem,

Encantados..."


P. S. : Para o J. S., em Cambridge, que faz hoje anos.

4 comentários:

  1. Gosto muito de Rui Cinatti.

    «Quem pode impedir a Primavera
    Se as árvores se vão cobrir de flores
    E o homem se sentiu sorrir à Vida?
    [...]»

    ResponderEliminar
  2. Não me lembrava destes versos que citou, e que são bem bonitos.
    A arritmia dos versos de Cinatti sempre me perturbou, bem como a dos de Sá de Miranda - o que, nestes casos, é um bom sinal!
    Fugir da perfeição total, como dizia o Jimenez...

    ResponderEliminar
  3. Acho que os vou aproveitar para assinalar o dia 20, no outro sítio. :)

    ResponderEliminar
  4. Fico com curiosidade, mas eperarei, educada e pacientemente, pelo dia 20...

    ResponderEliminar