sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais Rosa : em jeito de aperitivo



Um dos livros de João Guimarães Rosa (1908-1967) que mais afecto literário me desperta é "Tutaméia - terceiras estórias". Este livro de pequenos contos tem nada menos de quatro prefácios que iniciam e, depois, intercalam as narrativas. Neles, Rosa aborda o tema anedota. Com as suas implicações diversas, mas sempre naquele tom de menino que saboreia as palavras, maravilhado pelas sua magia e virtualidades. Diria mais, o Escritor deixou larga "prole" de filhos e netos, mas de menor qualidade: Luandino, Agualusa, Mia Couto...e que não sabiam tantas línguas como Guimarães Rosa, nem dominavam o português arcaico como ele o sabia manejar. Seguem alguns pequenos excertos de "Aletria e Hermenêutica" que é o primeiro prefácio do livro que referi acima.

"...A anedota, pela etimologia e para a finalidade requer fechado ineditismo. Uma anedota é como um fósforo; riscado, deflagrado, foi-se a serventia. (...) A vida também é para ser lida. Não literalmente, mas em seu supra-senso. E a gente, por enquanto, só a lê por tortas linhas. Está-se a achar que se ri. Veja-se Platão, que nos dá o «Mito da Caverna». Siga-se, para ver, o conhecidíssimo figurante, que anda pela rua, empurrando sua carrocinha de pão, quando alguém lhe grita: -«Manuel, corre a Niterói, tua mulher está feito louca, tua casa está pegando fogo!...» Larga o herói a carrocinha, corre, vôa, vai, toma a barca, atravessa a Baía quase... e exclama: -«Que diabo! eu não me chamo Manuel, não moro em Niterói, não sou casado e não tenho casa...» Agora, ponha-se em frio exame a historieta, sangrada de todo burlesco, e tem-se uma fórmula à Kafka, o esqueleto algébrico ou tema nuclear de um romance kafkaesco por ora não ainda escrito..."


P. S. : Para MR, porque sim.

1 comentário:

  1. Achei-o difícil de ler, quando o comecei a ler, há...
    Parece que ele tinha ascendência açoriana e que muito daquele vocabulário tem lá raízes.
    Já gostei do Luandino, gosto do Agualusa e não gosto do Mia Couto. Nem consigo entender como este tem tantos leitores por cá. Por lá, até posso perceber...
    Vou-me abalançar ao Guimarães Rosa.
    Obrigada pelo aperitivo.

    ResponderEliminar