segunda-feira, 8 de março de 2010

Mais um Poeta : João de Deus



Algarvio, João de Deus (1830-1896) foi um pouco, e à boa maneira portuguesa, antes de Guerra Junqueiro, uma espécie de Victor Hugo nacional, na devoção que o povo lhe consagrava. Teve honras de ser sepultado, até, no Panteão Nacional, tal era a popularidade e respeito que despertava. Era um homem bom. Por outro lado, quando jovem, teve nos estudos um percurso coimbrão errático de boémia, tendo levado 10 anos para se formar. O "Jornal de Notícias", pouco antes do Poeta falecer, definiu-o assim:"...João de Deus é uma das personificações mais belas do nosso carácter peninsular; vivo e indolente, devaneador e apaixonado, crente e sentimental..." E não só. Quem conhecer as "Cryptinas", sabe do que estou a falar...

Mas as suas obras mais emblemáticas e conhecidas foram, e são, a "Cartilha Maternal" ( um método criativo e inovador, na época, para aprender a ler) e "Campo de Flores", livro de versos muito simples e límpidos que, pela frescura e naturalidade, ainda hoje se podem ler com muito agrado. Como se tivessem sido escritos por alguém, entre um Tolentino e um Nobre, actualizados. Aqui vai um pequeno exemplo:

Arrecebo
Indo-se a casar um gebo,
Que era gago e não podia
Pronunciar bem: Recebo,
Gaguejava e só dizia:
Arre...Arre...cebo...cebo...

Alguém supõe que o dizia
Com intenção. Não percebo.

7 comentários:

  1. E eu, também, muito. E vale a pena relê-lo, pela lição da naturalidade e ritmo fluído dos seus versos.

    ResponderEliminar
  2. Comprei hoje o «Campo de Flores» (lote 724 do leilão) por ter lido este seu post. Do lote faz parte ainda uma Antologia da Poesia do Séc. XVIII. Magnífica inspiração! Estou feliz, graças a si :-)

    ResponderEliminar
  3. Caro c. a. : folgo muito com o facto. E se a antologia que comprou é a que tem o prefácio-estudo de Rodrigues Lapa, foi com certeza uma boa compra!

    ResponderEliminar
  4. Não é uma antologia mas sim a obra completa, uma edição da Bertrand, em 2 volumes, que tem por titulo «Campo de Flores, Poesias LYricas completas, coordenadas sob as vistas do auctor por Theophilo Braga». A edição que comprei (a 9.ª) deve ter saído nos anos 20-30, a primeira, a fazer fé no título, será contemporânea do autor.

    A antologia que acima refiro é um outro livro sobre poesia do séc. XVIII, com alguns poemas muito engraçados, como por exemplo uns quantos de um tal Padre(?) Francisco Manuel Nascimento, cuja existência eu ignorava.

    ResponderEliminar
  5. Descobri agora que, afinal, Francisco Manuel Nascimento é o verdadeiro nome de Filinto Elísio, e esse (valha-me isso, ao menos) sempre sei quem é... :-)

    ResponderEliminar
  6. Caro "c.a.", quando falei da Antologia referia-me à do Sec.XVIII, e não a João de Deus. E o estudo-prefácio de Rodrigues Lapa, na sua síntese, é muito bom.

    ResponderEliminar