sábado, 12 de janeiro de 2013

Sacos de plástico e poluição : alguns números


Está calculado que um saco de plástico pode suportar uma carga 2.000 vezes superior ao seu peso. Mas também está  estudado que os sacos de plástico demoram cerca de 4 séculos a começar (repito: começar) a degradar-se. E, já nesta altura do mundo, os oceanos estão cheios, bem como os estômagos de alguns mamíferos marinhos, de sacos de plástico.
O jornal "Le Monde", de 4/1/2013, dedica quase uma página a este momentoso problema, referindo que alguns países de África (Mauritânia, Quénia...), bem como da Ásia (Bangladesh) começaram a  publicar legislação própria, para evitar problemas maiores, como por exemplo, inundações, decorrentes de entupimentos nas canalizações. Na Europa, a França tem um consumo por pessoa, anualmente, de 300 sacos de plástico, em média, mas só no próximo ano (2014) sairá legislação para dissuadir o seu uso.
A questão é que se fabricam entre 500 milhões e 1 bilião de sacos de plástico, anualmente, no mundo e o lobby industrial do plástico é poderoso e agressivo.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo alerta. Mas vamos ter um futuro de plástico, tal como o dinheiro. Em 1995 já ci notas de plástico (ou semelhante).

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar