quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Suburbanidades


Entre as raspadinhas e a "Caras", o coração dos séniores divide-se, na tabacaria onde compro o jornal. Mas há também os indefectíveis do euromilhões, e os já muito raros compradores da lotaria nacional. O jogo e os sonhos róseos fazem sempre parte do cenário das crises e a Santa Casa registou, em 2012, um novo recorde de vendas.
Cá fora já há brotos de mimosas e o amarelo das azedas ultrapassa, em extensão, as flores brancas do frio, a caminho da Primavera. Um dos dois cães vadios, desta zona outrabandista, envelheceu muito, agora que o vejo, desde a última vez. Corpulento, ficou mais desengonçado e trôpego. O outro é pequenino, branco sujo das vadiagens, videirinho e lulu. Tem um andar apressado, como se tivesse sempre qualquer coisa a fazer.
O cão velho parece mais reflectido e minucioso. Qualquer coisa que se levante do chão, merece-lhe cheiro ou faro, talvez para medir e marcar o seu espaço, mas nada conspurca, enquanto o vejo. De olhar piedoso, mas resignado, por três vezes sobe o degrau para o café Avenida, mas não chega a entrar. Abana a cauda, talvez pelo ar aquecido que sente, fareja as portas de metal, e retrocede, cabisbaixo. Só levanta a cabeça, numa esperança mole, para quem entra. E não ladra. Provavelmente, já se habituou à crise e esqueceu, decerto sem rancor, quem o abandonou.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "... Preciso urgentemente de adquirir certezas, certezas inabaláveis, imensas certezas, montes de certezas, certezas a propósito de tudo e de nada, afirmadas com autoridade em voz alta para que todos oiçam, com desassombro, com ênfase, com dignidade, acompanhadas de perfurantes censuras no olhar carregado, oblíquo... preciso de ter amigos da mesma cor, caras unhacas que me dêem palmadinhas nas costas, que me chamem pá e me façam brindes..." António Gedeão.
    ACV.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Eu, gatos e cães, nem por isso...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar