quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pinacoteca Pessoal 43 : George Bellows


Nada sabia de George Bellows (1882-1925), pintor norte-americano, até ter notícia duma retrospectiva da sua obra a decorrer (até 18/2/2013) no Metropolitan Museum of Art (N. Iorque), o que me levou a tentar saber mais do artista, sobretudo depois de ver um quadro ("Stag at Sharkey's") muito impressivo, onde o movimento se combina com a agressividade do boxe, de forma admirável.
É considerado um pintor realista e, apesar da sua curta vida, tem uma obra vasta, interventiva e comprometida com a vida social urbana de Nova Iorque e as injustiças humanas, pelo mundo. É importante a sua fase de pinturas da luta de boxe (ilegal, mas praticado, clandestinamente, na época). Mas também cenas da vida dos bairros sociais, que fixou em muitas telas; e não menos significativas as litografias que fez para denunciar as atrocidades e violência da guerra, com a invasão da Bélgica pelos alemães, no início da I Guerra Mundial, no sentido de forçar a intervenção dos Estados Unidos, inicialmente, neutrais.
Seria, decerto, um artista com sentido de humor acentuado. Porque quando o criticaram por pintar a invasão alemã e a Guerra, sem a elas ter assistido, contrargumentou que Leonardo da Vinci também não tinha sido convidado para A Última Ceia...

Sem comentários:

Enviar um comentário