sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Hiperactividades


É com preocupante melancolia que constato, aqui na zona outrabandista, que há uma série de ganapos de tenra idade (6/12 anos) que passam os dias a jogar futebol, sem que eu me aperceba de suficientes intervalos, na sua actividade obsessiva, para que possam tomar as necessárias refeições. Começam cerca das 10 horas, da manhã, e arrastam os pés, muitas vezes, até depois da meia-noite. Os extremosos pais devem contentá-los com uns bolicaos industriais e umas ranhosas fatias de pizza, acompanhadas de coca-cola borbulhante, para eles não perderem a bola.
Ora, um recente estudo científico franco-canadiano veio demonstrar que uma alimentação inadequada, durante a primeira infância (dos 18 meses aos 5 anos) tem repercussões irreparáveis sobre o comportamente humano posterior: "sintomas duráveis de hiperactividade, falta de capacidade de atenção, e agressividade". Segundo os investigadores, isto deve-se à precaridade alimentar que se define por "um acesso restrito aos alimentos sãos e nutritivos". Estes factores atingiam cerca de 6% das 2.120 crianças seguidas nesta pesquisa científica. Se assim for, teremos no futuro muitos Jim Carrey, portugueses.
Por falar em hiperactividade, registam-se movimentações múltiplas, frenéticas e centrífugas no interior do PS, nestes últimos dias. O que era Seguro já não parece muito, nem é tão certo...

2 comentários:

  1. Não conhecia «ganapos». :)
    O que os miúdos hoje comem, mesmo em casa...

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um regionalismo minhoto, de que gosto, particularmente. Houaiss rgista apenas "ganapa", mas com o significado de meretriz. Numa perspectiva, talvez, semelhante ao uso brasileiro de rapariga (mulher de rua?).
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar