segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A babel global


O mundo é difícil de arrumar mas, mais difícil ainda, será ordenar as cabeças de muita gente que anda pelo (ciber)espaço, desordenadamente, procurando coisas sem saber muito bem o que procura. Depois, os motores de busca, ainda ajudam mais à confusão reinante e tudo se torna uma cafarnaum hilariante, quando não é trágica e preocupante, esta realidade babélica da aldeia global.
Claro que as search words desconchavadas continuam a chegar ao Blogue, claro que as indicações do Bing, do Google, do Yahoo e quejandos continuam, de mal a pior. Evidentemente que me rio, no meio disto tudo, mas também fico seriamente preocupado com as indigências de espiríto. E, se as não refiro, mais amiudadamente, é porque não quero aborrecer os Amigos e Seguidores, com tanta estupidez, humana e mecânica. Nem criar-lhes estados de espírito muito negativos e pessimistas. Mesmo assim, descarreguemos alguns casos recentes:
- diz o Cibernauta: "remédio para afastar pombos eko bee"; indica o motor de busca, aqui no Blogue: poste "Umberto Eco, bibliófilo" (de 6/3/12).
- outro escreve, como search words: "quem foi oberto da prosapia-biografia"; a máquina canhestra guia-o para um poste anódino sobre Diego H. Mendonza, de 25/5/10.
- outro curioso pede ajuda, assim: "caricaturas de itine huston"; na sua infalibilidade mecânica, o Google indica: "Estatuária e jardim suspenso...", poste aqui colocado em 28/6/10.
Mas houve um caso muito recente, que quase me comoveu. Vou contá-lo:
imaginemos que a intenção era boa e que o cibernauta, com frescura de alma e ingénua sinceridade adolescente, terá escrito as search words: "almodóvar com a belle dominique miguel relvas". E o bronco e cruel motor de busca encaminhou o romântico pesquisador para o poste "Anónimo/ Marco Beasley: «La Bella Noeva»", de 5/9/12. Se, musicalmente, o cibernauta ficou bem servido, deve ter tido uma forte desilusão sentimental. E, isto, não se faz a um jovem inocente!
(Já agora, será que o nosso doutor-turbo do Governo, tem uma irmã chamada Domingas?)

Obsv.: para evitar confusões, será conveniente ler este poste com uma dose mental de ironia, q. b..

4 comentários:

  1. O meu preferido: «almodóvar com a belle dominique miguel relvas». :-))))

    ResponderEliminar
  2. Também achei essa um primor!..:-))

    ResponderEliminar
  3. Eu achei giro as "caricaturas de itine huston"!
    Já me ri!

    ResponderEliminar
  4. A Whitney Houston não merecia que lhe deturpassem o nome, mas os motores de busca aceitam tudo e dão sempre resposta, mesmo que parvamente errada...
    Fico contente que tenha contribuido para a sua boa disposição.
    Uma boa noite, Isabel!

    ResponderEliminar