sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As várias noites europeias


Achei franca e avaramente iluminadas as estradas alemãs, de noite. As vias belgas, um pouco melhor.
Mas, agora, ao ver ao longe e de noite, a colina de Palmela e o seu castelo, iluminados, parece-me ver um brasido, uma espécie de rescaldo de incêndio, com pequenos focos de luz forte que se derramam e prolongam até à beira-rio.
Nem o Ehrenbreitstein, quando rodeamos Coblença, estava assim iluminado. Uma diferença enorme, em suma, que me faz pensar que os povos iluminam as suas noites, na proporção quantitativa da luz que recebem durante o dia. Porque, realmente, a luminosidade belga e alemã, dos dias de Novembro, era muito rala e tímida. E o Sol raramente aparecia.
O pior são os custos energéticos...

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sou retintamente europeu, e nunca visitei nenhum outro continente - francamente, não me entusiasmam muito.
    Mas as experiências alheias são sempre benvindas, quer para reforçar as minhas convicções, quer para duvidar das afirmações e ensaiar ou desencadear outras explicações.

    ResponderEliminar
  3. As poupanças na iluminação noturna, pelo menos em Portugal, podem sair caras porque facilitam os assaltos. Eu que gosto de sair à noite, não me sinto nada segura em ruas mal iluminadas.

    ResponderEliminar
  4. É um ponto a ter em conta, realmente, MR. Já Pina Manique falava disso para justificar a iluminação mais reforçada, em Lisboa.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar