terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Adagiário CVII : Brueghel, o Velho


Brueghel (1525?-1569) dedicou particular atenção aos provérbios flamengos, que o inspiraram para a execução de algumas obras notáveis. Decorou, por exemplo, 12 pratos de madeira, de uso corrente, com ditados populares, que se encontram, hoje, no acervo do Museu Mayer van den Bergh, de Antuérpia. Mostra-se um deles, que personifica o adágio flamengo: Rozen voor de zwijnen werpen. O equivalente, em português, a : "Dar pérolas a porcos".

13 comentários:

  1. Que maravilha. Gostava de visitar esse Museu.

    ResponderEliminar
  2. Aconselho-a, vivamente, a lá ir, Margarida. É um museu pequeno, mas maravilhoso. Falarei dele, oportunamente, mais em pormenor.

    ResponderEliminar
  3. Quando voltar a Antuérpia a ver se não me esqueço.
    No prato, parece que as pérolas se transformaram em rosas. :-)

    ResponderEliminar
  4. É verdade, MR, deve ter andado por lá alguma Sta. Isabel..:-))

    ResponderEliminar
  5. Não, não são Rosas... (A santa parece que disse o contrário).
    Alguém se lembra do ditado em latim?
    "Margaritam ad pullum" o que dá umas má traduções...

    ResponderEliminar
  6. Mas o provérbio em Flamengo é com Rosas (Rozen voor de zwijnen werpen).
    Mas os porcos também não deveriam ser porcos, mas sim galinhas e tudo faria mais sentido:
    "Pérolas a galinhas".
    E Boa noite, que tenho que ir dormir!

    ResponderEliminar
  7. MR já viu, comigo, este maravilhoso Museu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase que vou jurar que foi com MR. Tinha e julgo que ainda tem uma pequena loja de vendas, numa casa de vidro, no passeio em frente do Museu. Onde se andou a comprar algumas coisas (eu, uma reprodução digital de um livro.... que um dia quero estudar).

      Eliminar
  8. Existe a casa de vidro, mas releve-se uma pequena exactidão: vende livros e folhetos sobre a casa de Rubens, que fica próxima. Aliás, até fazem uma "vaquinha", porque um único bilhete de ingresso dá para visitar os dois: Casa de Rubens e o Museu van der Bergh.

    ResponderEliminar
  9. Isso foi quando fomos ver a casa de Rubens. Acho que nunca entrei neste museu. Infelizmente. O tempo não foi muito e também fomos à casa de Plantino. :)
    Ainda não tinha lido o comentário de APS quando comecei a escrever este.

    ResponderEliminar
  10. Então fui eu numa das minhas viagens. Mas agora que me dizem que a loja é comum, estive na loja com MR.

    ResponderEliminar