domingo, 16 de dezembro de 2012

Pinacoteca Pessoal 41 : Joachim Beuckelaer


A pintura colheu-me de surpresa, imediatamente, integrada que estava numa sala com obras renascentistas, porque me parecia relativamente moderna, e destoava, bastante, do conjunto. Pelo seu realismo, um amador como eu, poderia situá-la quase no séc. XX.
Mas a pintura de Joachim Beuckelaer (1530?-1574?), sobre madeira de carvalho, terá sido executada em 1565, pelo pintor flamengo. Intitula-se "A vendedora das quatro estações" e integra-se num conjunto de obras com temas de mercados e cozinha, com uma nova perspectiva sobre a Natureza Morta, que não terá tido muitos cultores na Renascença. Mas Beuckelaer, nascido provavelmente em Antuérpia, é um executante exemplar.
O quadro poderá ser visto e apreciado no Museu Mayer van den Bergh, de Antuérpia, na sua singularidade própria, que me cativou de forma inesquecível.

2 comentários:

  1. Este quadro lembrou-me Vincenzo Campi (1536–1591), da mesma época, e as suas vendedeiras de frutas.

    ResponderEliminar