O fotojornalista norte-americano David E. Scherman (1916-1997) trabalhou, principalmente, para a revista Life e são conhecidas as suas reportagens sobre a II Grande Guerra. Ironia do destino, o seu trabalho mais popularizado é uma cena pacífica e doméstica: um conjunto de instantâneos tirados a 30 de Abril de 1945, na sala de banho da casa de Adolfo Hitler, em Munique. A banhista improvável é a sua colega, também fotógrafa, Lee Miller, e a data coincide com o dia do suicídio do chefe nazi, em Berlim.
De 1945, é também a fotografia de Ernest Hemingway, em Paris, com a jornalista de The New Yorker, Janet Flanner, lendo um manuscrito, num café da capital francesa.
Gostei muito destas fotografias. Bom dia!
ResponderEliminarAs fotos parecem-me, também, muito naturais - sem pose, aparentemente.
ResponderEliminarBom dia!
Que interessante! Desconhecia. Gostei muito. Fiquei curiosa por saber mais sobre este fotógrafo. Obrigada por partilhar.
ResponderEliminarFeliz Dia de Reis!
As botas (de campanha) de Lee Miller, junto da banheira, fazem-me lembrar o quadro das botas de Van Gogh..:-)
EliminarRetribuo, mas por cá o dia de Reis passa quase despercebido (na minha infância, era Dia santo). Por aí (Monarquia), como em Espanha, são dias de grande Festa, julgo...
Só se for mais a sul (maioria católica). Aqui até me pergunto se eles sabem o que é o Dia de Reis...
ResponderEliminarJá se for o Dia do Rei propriamente dito, então aí é a loucura total (evito ir a Amsterdam nesse dia, muita confusão).
Fiquei ciente..:-)
EliminarA foto de baixo é conhecidíssima. A de cima, desconhecia. E também não me lembro de ter visto o (auto?)retrato de Scherman.
ResponderEliminarNão consegui certificar-me se era um auto-retrato de Scherman...
Eliminar