sábado, 16 de janeiro de 2016

Filatelia CX


Vê-se, pela forma atabalhoada, como os selos foram colados sobre os envelopes que, quem disso se encarregou, não seria, decerto, pessoa muito arrumada e, com certeza, não era um filatelista...
Uma das temáticas iniciais da Filatelia foi a do Correio Aéreo. Creio que ainda hoje terá muitos cultores fervorosos. Porém, em Portugal, só em 1936(-1941) foi emitida a primeira série inclusivamente dedicada ao correio aéreo: com desenho alusivo e estilizado (os chamados selos tipo "Hélice") de Almada Negreiros e gravura executada por Guilherme Santos.

Voltando aos envelopes circulados da primeira imagem, há que referir que o que foi enviado do Porto para Birmingham, em 1941 e durante a II Grande Guerra, foi aberto pela Censura britânica, tendo no seu canto superior esquerdo o rótulo identificativo do facto. Da Administração do Concelho de Chibia (Angola) veio para Lisboa, em 14/1/1947 (há 69 anos, portanto), por via aérea, uma carta dirigida a um Professor do Instituto Superior Técnico. Acresce o carimbo losangonal e a indicação de que seguiu no primeiro voo (inaugural) da Linha Aérea Imperial Luanda-Lisboa.

2 comentários:

  1. Os do Almada são giros, mas com marca estado-novista.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O traço simples, mas talentoso de Almada, nem sempre vanguardista (em política)...
      Boa tarde!

      Eliminar