domingo, 3 de janeiro de 2016

Variações por sobre os tempos que correm


Chove, miudamente. E parece que toda a semana há-de chover, num destino que Janeiro traz consigo.
Na Tabacaria iluminada, onde vou comprar o jornal e tabaco, um homem de meia idade e sorriso prazenteiro obstina-se em desejar Bom Ano!, a todos os entrantes. Digo-lhe que não o conheço, mas aceito, e agradeço. A empregada, afável, explica-me que ele faz isso com todos os clientes...
Decidido que está o sentido do meu voto, para 24/1, não me tenho preocupado, excessivamente, em presenciar e avaliar os debates entre os candidatos. Mas tem ocorrido que, entre os zappings que faço, tenha ouvido pequenas partes de alguns. Mornos e pouco empolgantes. Admira-me, no entanto, a feroz agressividade de alguns jornalistas-moderadores(?). Na melhor esteira das Marantes, das Guedes, dos Santos orelhudos, das Sousas... Intimidados, os presidenciáveis, até parecem tímidos e com sentimentos de culpa. E lá vão, constrangidos, debitando banalidades.
Dá-me para a nostalgia e para me lembrar do profissionalismo de Letria e de Maria Elisa, excelentes perguntadores que permitiam a conversa amena e o esclarecimento útil. A minha melancolia, no entanto, é capaz de vir da chuva... Que continua a cair, miudinha e persistente.

6 comentários:

  1. Também tenho saudades do Joaquim Letria e da Maria Elisa. Que é feito deles?
    No dia de Ano Novo, também fui cumprimentada por uma desconhecida. Ia de carro, fez-me adeus, sorriu e desejou-me bom ano - deve viver por aqui, deduzo e, se calhar, já me tinha visto; nesta zona, os vizinhos costumam cumprimentar-se mesmo quando não foram apresentados e quando isso não acontece (já sucedeu umas 3 ou 4 vezes), até estranho.
    Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá, habitualmente, somos mais bisonhos e há vizinhos que nem me saúdam. Eu retribuo...
      O Letria ainda aparece, num programa da tarde da SIC, de vez em quando. Agora da Maria Elisa é que nunca mais ouvi falar.
      Bom dia, cordialmente!

      Eliminar
  2. Estou farta de chuva, mas espero que venha o sol. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, não se pode fazer nada, quanto à chuva..:-)
      Bom fim de tarde!

      Eliminar
  3. Pois por aqui a chuva é tudo menos miudinha. E o vento, o nevoeiro... Não está tempo para melancolias... Ou talvez pelo contrário, não sei. Depois de secar as calças decido. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não admira, porque as coisas a Norte são sempre mais a sério..:-)
      Bom dia, apesar da molha!

      Eliminar