domingo, 24 de janeiro de 2016

Apontamento 77: Regresso ao Passado


Curiosamente ou não, nos últimos tempos, vieram-me à memória as imagens do país cinzento e culturalmente uniformizado que conheci nos inícios dos anos 70 do século passado.

Com a reserva e a estima pelas pequenas ilhas de pensamento elaborado e de cultura – universal e popular – que se respirava em casas de Águeda, Lisboa e Almada que me acolheram logo nos primeiros anos, confesso que guardei, quanto ao resto, a lembrança de um certo “mofo” intelectual, físico e vivencial.

Talvez, por metáfora abrangente da uniformização do pensar, viver e agir, de uma certa classe média do regime, com frequentes ligação ao chamado “Ultramar”, sirva uma imagem de decoração mais expressiva, a saber, a “mesa credência” em talha dourada no “hall” de entrada, reproduzida na imagem.

Ora, no “regresso ao passado” existem figurantes que, de repente e com roupagens novas, vão surgindo e, curiosamente, activam uma memória que se julgava adormecida, até pelos lugares e conivência que escolhem pela representação. Curiosamente recuperam a mesa de credência há muito esquecida.


No entanto, a memória teima em não querer apagar o sentido de gestos e posturas matriciais de determinados actores, até um Martinez (de Direito) renovado e em segunda geração.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Para MR:
      [do endereço de APS, estou sem computador]:
      pois, já deve haver poucos que se lembram do nome.

      Eliminar