sábado, 16 de janeiro de 2016

Politicamente incorrecto


Algumas Senhoras não irão gostar daquilo que eu vou dizer.
Durante toda a minha vida activa profissional, em empresas privadas, nunca vi com bons olhos, ou aceitei, que algum dos pais levasse para o seu local de trabalho o(s) seu(s) filho(a/s). A não ser, em circunstâncias excepcionais, ou de emergência.
Mas há, certamente, pontos de vista diferentes. Como há antecedentes notórios e exemplos recentes insólitos.
Soube, há pouco, que o falecido ex-governador de Moçambique, Baltazar Rebelo de Sousa, que também foi ministro do Ultramar, costumava levar para os lanches, ao sábado de tarde, no restaurante A Choupana, o seu jovem rebento (que teria então 10/12 anos) Marcelo, para assistir aos diálogos. Estes lanches destinavam-se a preparar o futuro político de Marcelo Caetano, que presidia a estas merendas conspirativas, no tempo em que Salazar ainda era vivo.
Há dias, surpreenderam a Europa as imagens da deputada Carolina Bescansa, do Podemos, com o seu filho ao colo, nas Cortes espanholas. Dir-se-á: mas "de pequenino é que se torce o pepino". Acho mal. Ainda para mais porque o Parlamento espanhol tem, no seu próprio edifício, uma creche para os filhos dos deputados e funcionários das Cortes. Exibicionismo deslavado, aproveitamento tosco? Não sei.
Em qualquer dos casos e como sequela de ter cumprido o serviço militar, remato com a máxima corporativa, então em voga: "serviço é serviço, conhaque é conhaque"...

10 comentários:

  1. Também não me parece bem (só em casos muito excepcionais ou de emergência, como diz). Prejudica o trabalho (atenção, concentração, etc) e não é bom para o bem-estar da criança (vozes altas, ruídos, luzes, muito movimento).
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em particular e do ponto de vista político acho ainda mais reprovável...
      Uma boa noite (já sei que com neve...)!

      Eliminar
  2. Um bocadinho de show-off...

    Desejo-lhe um bom domingo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho péssimo, neste caso concreto, o "uso" do bebé, que não foi ouvido, nem achado.
      Votos de um bom Domingo, também!

      Eliminar
  3. Concordo. O lugar dos filhos não é no emprego dos pais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que até aqui temos consenso..:-)
      Boa noite, Bea!

      Eliminar
  4. Tb acho que neste caso é show-off. Deve ter ido apresentar o rebento aos seus colegas. Se não, é zuca.
    Eu nunca levei, mas percebo que pode haver casos excecionais.
    Fui muitas vezes com o meu pai, que trabalhava ao domingo ao fim da tarde, mas eu não incomodava ninguém, nem tal me passaria pela cabeça. Levava um livrinho e sentava-me numa secretária a ler.
    Quanto a BRS levar o filho Marcelo para os lanches da Choupana, não me parece mal. Não era para o Conselho de Ministros... :-)
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mãe inapropriada, que não sabe medir as circunstâncias e que, politicamente, não será de aconselhar...
      Provavelmente, "A Choupana" foi a escola do "Príncipe".
      Apesar do frio de rachar, um bom dia!

      Eliminar
  5. Já vi uma foto de Carolina Bescansa - é como se chama a mãe do bebé - sentada, com o bebé ao colo. É de loucos!
    Bom domingo! - por esta banda tb com muito frio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu referi o nome, MR. Talvez ela também descansasse no BES, como o nome parece indicar..:-)
      Tive eu um professor machista, reaccionário, que até a mim metia medo , de nome Torres, de Físico-Químicas, que achincalhava as jovens, com o conselho: "Meiínhas, menina, meiínhas!..."
      Deus me perdoe, mas esta pobrezinha Carolina merecia ter tido o dr. Torres como professor.
      Uma boa noite de Domingo!

      Eliminar