terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Os Trabalhos e os Dias 9: Educação e formação do bom gosto





Há temas que, mesmo “posta em sossego”, continuam a despertar o meu interesse, embora, no presente, seleccione com mais parcimónia livros dedicados ao título em epígrafe. Aliás, prefiro obras que se situam numa perspectiva histórica da educação, como os dois exemplares que se reproduzem acima.

Cobicei-os, em primeiro lugar, pelo apelo ao bom gosto presente na encadernação e impressão e de uma época artística que, na imprensa alemã, fez surgir livros belíssimos. De seguida, foi o conteúdo que me despertou interesse. Trata-se, pois, e como sugere o título, de um tratado sobre a “cultura moderna”, concebido como um “vademecum” para a formação humana e o aperfeiçoamento do bom gosto.

Ora, o que hoje seria impensável, os livros de 1907 dão indicações e transmitem preceitos tão amplos como a escolha e organização da casa, a higiene pessoal, a civilidade nas diversas relações sociais e profissionais para, num segundo volume, se centrar mais nos aspectos culturais e de formação de gosto, nas leituras, nas artes e na música. Por acaso, só reparei depois de me terem oferecido os livros, que a matéria dedicada à leitura e aos livros tem a assinatura de Hermann Hesse.

Digo que a existência de livros semelhantes é hoje impensável pelo facto de termos abandonado essa vertente, assumida, da “educação burguesa” que  entendia a transmissão de valores e de cânones culturais como orientação para a formação do bom gosto. Tal ausência de tratados abrangentes foi, no entanto, mal preenchida com publicações de má apresentação e paupérrimo conteúdo, contribuindo para secções cada vez mais amplos nas livrarias, com os chamados livros de “desenvolvimento pessoal e espiritual” !

Verifica-se, pois, que a formação humana, no sentido da sua autonomia, ficou reduzida à sua preparação para a “vida activa” do trabalho, aliás pouco exigente e, assim, liberta do peso – desnecessário – de cânones literários e quejandos.


O vazio que se foi instalando será, certamente, preenchido por outros valores. A ausência de noções mínimas de civilidade já contribuiu para uma degradação do espaço público e consequências desagradáveis para a convivência social.

Post de HMJ

5 comentários:

  1. Também concordo.
    A encadernação dos livros é bonita e os temas parecem muito interessantes.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço os dois comentários. E Boa Noite, aqui já está a ficar escuro, com as luzes do Barreiro a ver-se.

    ResponderEliminar
  3. Os livros são lindos.
    Concordo com o que diz. É muito triste constatar diariamente o que é que prevalece numa suposta hierarquia de valores.

    O mundo tem mudado e em algumas coisas não foi para melhor.

    Boa noite e um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      obrigada pelo comentário. No início de um fim-se-semana cheio de sol, por cá.

      Eliminar