Não sendo eu grande apreciador da temática Natureza Morta, em pintura, abro sempre uma ou outra excepção para artistas ou obra singular de pintores cuja técnica e qualidade estética me surpreendem e maravilham.
Destaco hoje dois nomes que atestam a evolução da temática, em Itália. As duas primeiras imagens são da autoria da pintora Giovanna Garzoni (1600-1670), que foi também aguarelista celebrada. As suas obras eram muito disputadas e alcançavam altos preços, pelo menos, enquanto foi viva.
A última tela foi executada por volta de 1700 e é obra de Cristoforo Munari (1667-1720), incluído normalmente na escola do Barroco tardio, notável perfeccionista e considerado um dos maiores pintores de naturezas mortas, em Itália. A obra tentaria expressar os cinco sentidos do corpo humano, sendo que o relógio, dominante, chamava a atenção para a fugacidade da vida.
Gosto sobretudo da primeira - mas gosto de naturezas mortas e de ouriços. Bom dia!
ResponderEliminarSabia do seu gosto..:-)
EliminarMas os figos e a carocha também não vão nada mal...
Bom dia!
Absolutamente maravilhosas as duas primeiras
ResponderEliminarpinturas. Quem consegue pintar assim nunca
devia desaparecer.
São realmente fascinantes. Toda a obra de Giovanna Garzoni é de grande qualidade, para mim.
EliminarGosto da pintura de Giovanna Garzoni. Não conhecia esta com a baratona. :)
ResponderEliminarMas o Munari, embora mais nocturno, também tem obra muito interessante.
EliminarEm concordância com o já dito, aprecio principalmente as duas primeiras imagens, à segunda retiraria apenas a carocha, (ou barata). Não sei se o tema é de uma paisagem italiana, mas o espaço geográfico entre Condeixa e Rabaçal – Penela é (em minha opinião) muito semelhante em vegetação e solo á Toscânia Italiana e curiosamente os figos retratados na imagem existem por aqui em grande quantidade e selvagens, são deliciosos e resistentes, já os apanhei na árvore secos e saborosos.
ResponderEliminarBoa continuação, saudações amigas
Há muita similitude, é certo, bem como a claridade mediterrânica que nos é próxima. Mas também um saber e uma técnica que a afasta da nossa Josefa de Óbidos, profissionalmente, nos resultados.
EliminarEstes figos e até a carocha são muito mais reais e presentes - pese embora não serem portugueses...
Porque a Giovanna até parece que fez, a determinada altura da vida, também voto de castidade. Mas isso é um pormenor que pouco adianta ao talento de cada um...