domingo, 13 de dezembro de 2015

Para a iconografia de Isabel de Portugal


Da casa real portuguesa, Isabel de Portugal (1503-1539), filha de D. Manuel I e D. Maria de Aragão, é porventura uma das figuras mais retratadas ou, ao menos, cujo retrato foi feito por pintores de maior qualidade. Culta, piedosa e de rara beleza, Isabel casou, em 1526, com Carlos V (1500-1558), tendo morrido de parto ao dar à luz o quinto filho, que nasceu morto. Três filhos lhe sobreviveram, sendo que o mais velho, Filipe II de Espanha, viria a ser rei de Portugal.
O seu retrato mais conhecido é, provavelmente, o que foi pintado por Ticiano, e que encima este poste. O casal régio foi também pintado por Peter Paul Rubens, e a tela pertence ao acervo dos duques de Alba. O terceiro retrato, do pintor inglês William Scrots, está num museu da Polónia. Há quem duvide que o quadro represente Isabel de Portugal. A tela, na minha opinião, acusa influências de Lucas Cranach, não deixando de ser uma bela obra.


4 comentários:

  1. Era linda, cultíssima, falava castelhano (ao contrário do marido), o que lhe facilitou a vida na corte espanhola.
    O retrato de Ticiano es precioso. :)
    Tb acho que o de William Scrots revela influências de Cranach.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, ao que parece, uma boa gestora dos negócios de Estado, nas várias vezes em que Carlos V se teve que ausentar da corte espanhola. Um casamentos de interesses, a princípio, que se transformou numa bela história de amor, entre os dois.
      Uma boa semana, MR!

      Eliminar
  2. Gosto muito deste retrato de Cranach, que não conhecia. Mais do que o do Ticiano, até. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora induza em erro pelo traço e com um estilo francamente "cranachiano", o quadr de fundo verde foi pintado por William Scrots, que esteve activo entre 1537 3 1553. Também gostei muito da tela, mas não admira, porque aprecio imenso a pintura de Lucas Cranach. E nunca me canso de rever a "Salomé..." das Janelas Verdes.
      Boa tarde!

      Eliminar