segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Curiosidades 50


Será que Eça de Queiroz fumava? E Camilo? Ambos os escritores se referem a tabaco, nas suas obras, mas a ficção, nem sempre serve para testemunhar os usos e costumes dos seus autores. No que diz respeito a Almeida Garrett (1799-1854), eu estou convicto de que gostava de fumar. Nas "Viagens na minha terra" (1846), que é um livro com partes autobiográficas, há um passo que me faz pensar que Garrett apreciava o tabaco. Aqui fica a citação:
"...No entretanto, vamos acender os nossos charutos, e deixemos os precintos aristocráticos da ré; à proa que é país de cigarro livre.
Não me lembra que Lord Byron celebrasse nunca o prazer de fumar a bordo. É notavel esquecimento no poeta mais embarcadiço, mais marujo que ainda houve, e que até cantou o enjoo, a mais prosaica e nauseante das misérias da vida! Pois num dia destes, sentir na face e nos cabelos a brisa refrigerante que passou por cima da água enquanto se aspiram molemente as narcóticas exalações de um bom cigarro da Havana, é uma das poucas coisas sinceramente boas que há neste mundo.
Fumemos!
Aqui está um campino fumando gravemente o seu cigarro de papel, que me vai emprestar lume.
- Dou-lhe eu, senhor... - acode cortêsmente outra figura mui diversa, cujas feições, trajo e modos singularmente contrastam com os do «moçarabe» ribatejano.
Acenderam-se os charutos, e atentámos mais devagar na companhia em que estávamos. ..."

2 comentários:

  1. Antes da mania do politicamente correcto. As pessoas foram do 8 para o 80. É evidente que o tabaco faz mal à saúde (e etc.), mas houve e há muito boa gente que fuma. E alguns deles viveram muitos anos. O exagero é que dá cabo da saúde, penso eu. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é tudo uma questão de sorte biológica..:-)
      E a "pureza respiratória e pulmonar" é também um fundamentalismo norte-americano interesseiro. Em 1935, a Lucky Strike fazia anúncio da sua marca, com 30 médicos a subscrever que o "tabaco fazia bem à saúde...
      Uma boa semana!

      Eliminar