quinta-feira, 24 de outubro de 2013

o poeta das minúsculas


Talvez todos tenhamos destas fraquezas: não gostamos, mas repetimos, na secreta esperança de virmos a gostar.
O tempo que eu demorei até ficar convencido de que destestava os chamados "pèzinhos de coentrada" e a "mão de vaca à jardineira"!... Ao fim de um ou dois anos de insistência sacrificada e de 10 ou 12 refeições tristonhas, abandonei o projecto, e decidi nunca mais comer, na vida, estes dois (horrorosos) tradicionais pratos da gastronomia portuguesa.
Ora, de algum modo, aconteceu-me o mesmo com a poesia  de e. e. cummings (1894-1962) - respeitosamente, grafei em minúsculas, como ele usava e gostava. E até nem foi pelas minúsculas, mediocremente plagiadas por alguns menoríssimos escritores deste nosso mundo, que me desaproximei dele. Era, antes, por uma razão de fundo: a poesia dele não me dizia nada.
Li-o no original, li-o nas traduções de Joaquim Manuel Magalhães, e era sempre a mesma coisa - não gostava, simplesmente, mas ia insistindo... Reincidi, há dias, até porque o livro era barato (usado, na imagem, custou-me apenas 1 euro, no meu alfarrabista de referência), numa teimosia desabusada, em mim.
É uma tradução francesa de Jacques Demarcq, creio que cuidada e atenta. Mas não gosto, pronto!
Está decidido: o e. e. cummings vai-se juntar, definitivamente, aos pèzinhos de coentrada...

6 comentários:

  1. Sempre a picar o filho da mãezinha... Mas ele já escreve com maiúsculas, e até usa pontuação normalizada!

    ResponderEliminar
  2. Acordou (?), o mãezinha, ou ainda escreve à antiga portuguesa?
    "Ódio(s) velho(s) não cansa(m)" - lá diz o povo.
    Nós somos apenas 2 maus portugueses: persistimos nos afectos..:-)

    ResponderEliminar
  3. Explique-se, então, em pormenor o sentido:
    O bom luso vai sempre atrás da boa (e última) nova. Vai-se adaptando a de onde sopra o vento. E muda de "camisa" todos os dias. Fidelidade, só no futebol.

    ResponderEliminar
  4. Nem pezinhos de coentrada, nem grão com mão de vaca. Graças aos deuses, chegaram à conclusão que aquilo é só gordura. :(
    Quanto a Cummings já li, mas não me lembro.

    ResponderEliminar
  5. Rinchas, cartilagens e gordura...
    Quanto a e. e. cummings: água chilra.

    ResponderEliminar